Ajuda de Acessibilidades
Contraste:

Como retirar certidão de óbito? 

A Casa de Luto São João Batista auxiliará a família na retidada da certidão de óbito junto ao cartório. Para isso, é preciso que a família forneça os seguintes documentos originais (válidos e em bom estado de conservação):

  • Declaração de óbito (atestado de óbito);
  • Cópia da carteira de identidade e CPF do falecido;
  • Certidão de nascimento ou casamento do falecido; 

Alguns cartórios podem exigir outros documentos, nossa equipe se responsabilizará em informar os materias. 

 

Qual documento é necessário para acionar os serviços funerários?

A funerária precisará que a família tenha em mãos a declaração de óbito (atestado de óbito).

Esse documento é fornecido por um médico, constatando o horário e causa do falecimento. Em casos de morte violenta, o IML deve rá ser o responsável pela emissão dessa declaração. 

 

Como funciona a organização do sepultamento?

Para funerária dar início à organização do sepultamento, é necessária a presentação da certidão de óbito. A realização do sepultamento poderá ser feita em cemitério público ou particular. Caso a família tenha jazigo próprio, será necessário apresentar, na funerária, a guia de sepultamento e os documentos do responsável (RG e termo de concessão) para providenciar a abertura da sepultura. é necessário que a família comparece antecipadamente no cemitéria para fazer esta solicitação. 

 

O que é necessário ser feito ao optar por cremação?

Pra realizar a cremação é necessário que a pessoa registre,ainda em vida, no cartório, o desejo de ser cremado. Ou então, o parente mais próximo precisará requisitar o serviço. 

Em ambas as situações, em caso de morte natural, para proceguir com a cremação é  necessário apresentar, na funerária, o atestado  assinado por dois médicos.  Em caso de morte violenta ou suspeita, a cremação só poderá ser realizada mediante autorização judicial.